04 janeiro, 2022

O QUE É BIBLIOLOGIA?

Bibliologia é a doutrina que estuda a bíblia sobre seus aspectos e observações gerais: sua leitura, seu estudo, sua estrutura, sua divisão em livros, capítulos e versículos, sua classificação, suas particularidades, seu tema central, sua tradução, sua preservação, sua história, sua cronologia, sua formação, sua autoridade como livro divino, sua autenticidade como palavra de Deus, sua infalibilidade, sua integridade e sua veracidade. 

A verdadeira teologia é extraída da bíblia por ser uma matéria de grande vastidão, a bibliologia não pode ser comentada em todos os seus aspectos em seu espaço; entretanto vamos aprender um pouco sobre o livro de ouro da teologia cristã, a bíblia.

O termo bibliologia vem da palavra grega "biblos", que os gregos davam a uma folha de papiro preparada para escritura. Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado de "biblion"; vários desses rolos juntos eram chamados de bíblia.
E desta palavra bíblia surgiram os derivados: bibliologia, bibliografia, biblioteca e bibliófilo. 

O vocábulo bíblia foi invocado pela primeira vez por volta do ano 400 d.c, por João Crisóstomo, patriarca de Costantenopla e conhecido pregador de sua época chamado de boca de ouro. A bibliologia é matéria de grande importância dentro da teologia, é como um carro chefe que puxa as demais matérias. 

A mãe da Teologia é a bíblia, pois todas as verdades teológicas são extraídas deste livro divino. O próprio Deus, que é Pai da Teologia, é revelado na bibliologia como o autor da bíblia.

A bíblia é inerrante, ela não erra;
A bíblia é infalível, ela não falha;
A bíblia é imutável, ela não muda;
A bíblia é inefável, ela é completamente inspirada por Deus.

A bíblia tem integridade, porque ela é inteira e não sofreu qualquer diminuição.

A bíblia tem autenticidade, porque é real, sincera e de qualidade 

A bíblia tem veracidade, por causa dos seus atributos e qualidades que são verdadeiras. 


 

3 comentários: